quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Arte na Educação

A Arte é um dos principais meios de desenvolvimento pessoal, social e de sucesso educativo. Nas Caldas da Rainha, o conceito é levado à prática, desde há vários anos, com assinalável êxito no desenvolvimento integral dos alunos.

Texto e fotografia Cristina Lourenço


A educação pela arte coloca relevância no desenvolvimento harmonioso da personalidade, através de actividades de expressão artística. Este conceito introduz no sistema educativo a imaginação, a espontaneidade e a dimensão da sensibilidade. É também encarada como um processo globalizante, no sentido do desenvolvimento integral do ser humano.
O papel da arte na educação aparece generalizado no século XX, quando é reconhecido, por diversos autores, como uma actividade natural do Homem e igualmente como meio enriquecedor das suas capacidades comunicativas, expressivas, afectivas, criativas e cognitivas.
Durante a minha própria investigação científica, pude, além de comprovar os resultados do estudo da psicologia infantil, pedagogia e arte, verificar o contributo da integração das artes para o sucesso educativo. Procurei implementar estas aprendizagens na minha prática pedagógica, através da criação de uma disciplina de opção para o 3ºciclo, designada de Artes Performativas.

Criada há cerca de seis anos, na Escola Básica Integrada 123, em Caldas da Rainha, ali é cultivada a liberdade de ideias, prazer, cooperação, aceitação do outro, auto-estima, valorização pessoal e do grupo. Trata-se de um espaço onde podemos expor ideias e sentimentos, valorizando-se o contributo de todos, através da palavra, do texto, do corpo ou da mímica. O trabalho final, “happening” ou espectáculo, construído ao longo de muitas aulas, vai sendo apresentado ao público e comunidade escolar ao longo do ano.

No ano lectivo 2006/2007 foi desenvolvido um projecto designado T0, onde se procurou estabelecer parcerias com outras entidades, nomeadamente o centro de juventude, que nos proporcionou espaço (palco), apoio técnico de som e luz. Os alunos começaram por imaginar um espaço - cubo virtual de 2x2x2 metros - que deveria ser ocupado por um personagem.
Durante as aulas foram exploradas as noções de espaço, através da expressão corporal e de textos escritos. Um sobre a ideia de casa, descrevendo além do espaço físico, objectos, sentimentos, cheiros, sons, cores, e outro sobre o personagem para a habitar, com a caracterização física e psicológica e a sua história. No final, estabeleceram-se ligações entre os diferentes espaços T0 e os personagens, criando-se uma história dentro de muitas histórias.

Etiquetas: ,

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Aqui e Agora

Aqui e Agora não representa um momento desgarrado e sem valor, mas antes o espaço-tempo único, sintetizador que contém todas as lições do passado e a raiz de todo o futuro. Não é uma ilusão ou promessa, mas sim o Eterno Presente, veículo da Verdade. Como o Pôr-do-Sol, um portal entre o dia que finda e o amanhecer que há-de vir.

Texto e fotografia Dina Cristo

Muito além de um simples instante, efémero, superficial e desligado, é antes um Aqui e Agora, grandioso, nobre, porque (pro)fundo, integrado, que não só abrange o passado (é seu fruto mais nobre) como abre portas para o futuro, construindo-o Hoje.
Como afirma Paulo Ramalho, em “Tempos difíceis – tradição e mudança na Serra do Açor”, «talvez o futuro deva ser assim: algo de muito novo, feito com a pedra sólida do passado», tempos idos que devem ser peneirados até lhe retirarmos o joio e dar a esse grão limpo um destino melhor.
Não se trata, pois, de um mero aqui e agora, pontual e isolado, sem raízes no passado nem perspectivas de futuro, mas de um Aqui e Agora, que contempla as causas e vislumbra as consequências. Centra-se assim, no Presente, não como uma fuga a um tempo sem memória e sem esperança, mas a um instante, o Eterno Agora, que tudo contém, todas as nobres experiências do passado, e que, vivendo intensa, plena e integralmente o Presente, como um presente, dele retira toda a substância de que construirá o futuro, assim sustentado e sustentável.
A actualidade não é, assim, mais do que a manifestação da potencialidade. E, nesse sentido, os temas intemporais, como a paz, o amor, o sofrimento, a felicidade, as grandes dúvidas humanas – quem somos, de onde vimos, para onde vamos – são sempre actuais. A cada presente ela concretiza as legítimas, necessárias e intrínsecas interrogações humanas.
Sem estar preso aos tempos idos ou condicionado pelos vindouros, vive o Presente, de forma ampla e livre. Sem obliterar o que passou e fazer dessa experiência tábua rasa ou adiar o futuro, eliminando-o. É apenas o Presente que filtra o passado, criando com as suas sementes novos futuros.
Onde quer que esteja, seja quando for, no preciso momento em que se ligar a nós, desse recanto do planeta onde se encontrar, será o nosso Aqui e Agora. O ponto de união entre a emissão e a recepção da mensagem. A fusão entre os interlocutores. A intersecção entre (dois) mundos, universos que se comunicam.

Etiquetas: , ,

quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Informação social I

Lançado na conferência sobre "Informação Solidária", dia 11 de Junho, o livro "Jornalismo Social - Por uma ética da comunicação", editado pela "Padrões Culturais", reúne a intervenção de dezasseis especialistas no 5º Congresso da Cais.

Texto Dina Cristo

Incluído no terceiro sector, consciente da sua função social, comprometido com a realidade, o apuramento da verdade e a humanidade, o Jornalismo Social "corre" pela audição da sociedade civil numa pluralidade de fontes tendo em vista atingir o interesse público. Esta informação "sabe" que os "media" são uma forma de consciência colectiva e que, apesar de todos os constrangimentos e pressões, o livre arbítrio do jornalista para escrever, seleccionar e influenciar o debate público está sempre disponível.
O Jornalismo Social caracteriza-se por (querer) ser voluntário, cooperativo, comunitário, solidário, de causas sociais, com o enfoque nos problemas mais graves a nível social, na denúncia das questões de fundo. Privilegia uma visão integral, panorâmica, processual, didáctica e explicativa. Esta corrente jornalística é sensível à (in)dignidade humana e ao (in)cumprimento dos direitos civis, políticos, económicos, sociais e culturais; neste sentido, considera a imparcialidade irresponsável. Não se condescende com os abusos e a violação de direitos básicos. Tem uma ideologia, baseia-se em valores para filtrar e avaliar a informação e usa cuidadosamente a linguagem. Os sem-abrigo, as prostitutas, os toxicodependentes e/ou os deficientes são pessoas com direitos.

O Bem Colectivo
O Jornalismo Social identifica-se com o interesse público (habitualmente competência do serviço público), as histórias com importância, que contribuem para o progresso e desenvolvimento da comunidade, objecto habitual de publicações de referência. Pretende vincular o social na actualidade, sem que tal signifique pobreza/marginalidade, por um lado, ou jornalismo cor-de-rosa, por outro, que, com apelo ao entretenimento, faz as delícias do interesse do público e (dos accionistas) da imprensa mais sensacionalista.
Além de facilitar o acesso (mais directo) às fontes de informação por parte dos leitores estas também são alargadas ao maior número possível de actores sociais; é a diferença que enriquece o espaço público, dando voz a quem nele habitualmente não a tem; adiciona as ideias alternativas de uma forma equitativa, fala de pessoas com experiência de vida real e tenta chegar à verdade, através da síntese.
É a importância de uma sociedade civil para uma democracia deliberativa, da acção da comunidade local. Este jornalismo tem vontade de exercer uma missão social, ser um alimento informativo que incentive a deliberação sobre problemas colectivos e suas soluções em forma de políticas públicas; crê que os cidadãos podem intervir em soluções e preocupa-se com a sua procura, incluindo-as na própria cobertura do problema social.

Alicia Cytrynblum, Augusto Santos silva, Carlos Andrade, Cristina Fangueiro, Eduardo de Miguel, Emídio Rangel, Guilherme d`Oliveira Martins, Joaquim Vieira, Henrique Pinto, Luís Osório, Mafalda Eiró-Gomes, Maria de Fátima Goulão, Óscar Mascarenhas, Pedro Coelho, Stefano Trasatti e Vicente Jorge Silva são as dezasseis vozes que foram ouvidas em Março de 2006, na Fundação Luso-Americana. Podem agora ser lidas também. Diferentes contribuições para um conceito de Jornalismo Social.

Etiquetas: , , ,

terça-feira, 11 de setembro de 2007

Citações

Com o Outono, passaremos a publicar os pensamentos já editadas. Como afirma José Trindade Santos, "Só o homem pode, pela reflexão e pela crítica, actualizar em si mesmo toda a memória e informação que os textos encerram.


Selecção e fotografia Dina Cristo

«A indecisão só é superada quando harmonizar a mente com o coração» Luís Resina



«Se a vida vencer, não haverá vencidos» Dieter Duhm

«O que chamamos princípio é muitas vezes o fim e acabar é começar. O fim é o ponto de partida» T. S. Elliot


«(…) a sabedoria insondável, pela qual existimos, não é menos digna de veneração quanto ao que nos recusou do que quanto ao que nos deixou compartilhar» Immanuel Kant


«Que é preciso para o ver? Querer» Séneca


«A árvore mais grandiosa nasceu de uma semente» Vera Faria Leal


«Pequenos passos constroem grandes caminhadas» Maria Coriel


«Conhecer significa assumir responsabilidade» Graziella Marraccini


«A vida é árdua, mas compensadora, difícil mas nobre» Francisco Coelho


«O trabalho é amor tornado visível» Kahlil Gibran

«O que liberta não é o reactivo, é o proactivo» Humberto Álvares da Costa

«República, Monarquia são coisas secundárias. Portugal é tudo» Teixeira de Pascoaes

«A Matéria existe, o Espírito vive» Teixeira de Pascoaes

«A realidade primária está dentro, acessória está fora» Eckhart Tolle

«A mentira cresce com os desejos» Humberto Álvares da Costa


«Há pessoas que vêem o mundo como ele é e perguntam "porquê?" e há pessoas que vêem o mundo como ele poderia ser e perguntam "porque não?"» Neale Donald Walsch

«Todo o excesso é um problema» Carlos Cardoso Aveline

«O mais feliz dos felizes é aquele que faz os outros felizes» Alexandre Dumas

«A alma é grande e a vida pequena» António Aleixo

«Atrair é viver; ser atraído é morrer» Teixeira de Pascoaes

«A tragédia da vida não é a morte, mas sim que nos deixemos morrer interiormente enquanto vivemos» Norman Cousins

«O essencial é invisível para os olhos» Saint Exuspèry

«Só quem ouve é que sabe
Só quem sabe é que intui
Só quem intui é que sente
Só quem sente é que vive» Alexandra Solnado

«(...) Deus é, por definição, Infinito, Absoluto e Ilimitado, pelo que nada pode existir fora d`Ele» José Manuel Anacleto

«Toda a acção física não é mais do que a manifestação dum pensamento invisível que a precede» Max Heindel

«Quem acumula riquezas estimula o roubo» Lao Tsé

«Partilhar é destituir poder» Elton Rodrigues Malta
«Faz-te louco, para seres sábio. Humilde, para seres forte. Obediente, para seres livre» José Manuel Anacleto
«Uma chama acende outra chama sem perder coisa alguma da sua própria luz» Carlos Cardoso Aveline
«Procurai e encontrareis» S. Tomé
«Aquilo que o homem semear, isso ele colherá» S. Paulo Lista

«Procura no coração a raiz do mal e arranca-o» Mabel Collins

«A Revolução das Revoluções está na transmutação do homem» Maurillo Nunes de Azevedo

«Se te ris do teu igual porque não tem vida amena, sujeitas-te ao mesmo mal e a sofrer da mesma pena!» A.S. Marcelino

«Quando se dobra o Cabo das Tormentas inicia-se o Cabo da Boa Esperança» José Manuel Anacleto

«Quanto mais o desgosto arrasar o teu ser, mais alegria podes ter» Kalhil Gibran

«Horas antes de nascer o Sol, já é dia» Maria José

«Sereis mais fortes sem armas» Lao Tsé

«Só sei verdadeiramente o que disse depois de ouvir a resposta ao que disser» Robert Wieder

«O bom, o verdadeiro e o belo estão a caminho» Alice Bailey

«Ser pedra é fácil. O difícil é ser vidro» Provérbio chinês

«Os sacerdotes da nova era não dirão aos seus fiéis “orai” mas sim “agi”» C. Jinarajadasa

«(…) No fundo somos todos
Românticos,
Vergonhosamente românticos (…)», Álvaro de Campos

«(…) que vós, os que sois capazes, tenhais compaixão de nós, em vez de irritação» Platão



«Só há verdadeira liberdade onde há ordem» José Manuel Anacleto




«Há que pensar naturalmente» Sepp Holzer




«Guardai preciosamente aquilo que tiverdes recebido» Omraam Aivanhov




«Tudo o que vibra muda e tudo o que muda envolve» António Luís dos Santos




«Não é por as coisas serem difíceis que não devemos ousar. É por não ousarmos que elas se tornam difíceis” Séneca




«Quem impede a revolução pacífica torna inevitável a revolução violenta» John F. Kennedy




«O mais importante da vida não é a situação em que estamos, mas a direcção para a qual nos movemos» Oliver Wendell Holmes




«A ciência não descobre, cria» Boaventura de Sousa Santos




«É possível, se realmente quisermos, transformar desertos em paraísos» Nelson Avelar




«A liberdade começa onde acaba a ignorância» Victor Hugo




«O maior bem que se pode fazer aos outros homens, não é comunicar-lhes a nossa própria riqueza, mas descobrir a deles» Pierre Descaves




«O aplaudo das multidões é prolongado e pronto na razão inversa do valor» Pietro Ubaldi




«Pelos frutos se conhece a árvore» José Manuel Anacleto




«Há palavras que nos beijam como se tivessem boca» Alexandre O`Neill




«A percepção das pequenas coisas é discernimento» Lao Tsé




«Quanto mais distante se vai, menos se sabe» Lao Tsé




«A Terra é um corpo vivo e sensível» Max Heindel




«Terás alegria ou terás poder, disse Deus, não terás um e outro» Ralph Waldo Emerson




«O progresso Humano conduz gradualmente à paz universal e perpétua» Immanuel Kant




«Quem deixa de estar dentro do seu tempo deixa de ter condições para condicionar a evolução dos acontecimentos» Expresso (editorial 22/05/1999)




«O homem que lê sabe mais e compreende melhor. Leia» Fernando Curado Ribeiro




«Todas as transformações duráveis se exercem por dentro e não por fora» Humberto Álvares da Costa


«O coração vê antes dos olhos» Provérbio árabe

«A obrigação do Homem é voar alto, mas sem nunca perder a linha de terra» Agostinho da Silva

«Confio mais no meu julgamento do que nos meus olhos» Diderot

«Conforme usamos o momento presente movimentamos o futuro» William Q. Judge

«Nada se perde de tudo o que fazemos» Francisco Marques Rodrigues

«O amor é uma comunicação de almas» Maria Flávia de Monsaraz

«Como a vela, ilumina os outros e queima-te a ti próprio» Provérbio árab

«Caridade é não falar mal do próximo nem bem de si mesmo» Constâncio C. Vigil

«Não há nada mais prático do que uma boa teoria» Carlos Magno

«Mais forte do que a morte é o amor»  José Hermano Saraiva

«A rigidez conduz à morte, a flexibilidade à vida» Lao Tsé

«O primeiro sinal de uma sociedade primitiva é pensar que é avançada» Neale Donald Walsch

«A comunicação tende a transformar-se na arte de se isolar para se compreender a si próprio» Jean Cazeneuve

«Se a motivação dos governos é a paz porque é que alimentam os conflitos fornecendo-lhes armas?» Pierre Sané

«A vida começa no limite da nossa zona de conforto» Neale Donald Walsch

«A compreensão só nasce quando (...) nos transformamos na coisa observada» Murillo Azevedo

«A salvação consiste em imitar Jesus» Tomás de Kempis

«Os mitos vivem através de nós e em nós» Jean Shinoda Bolen


«Ser é ser jornalisticamente percepcionado» Francisco Rui Cádima


«Sê uma dádiva para todos» Neale Donald Walsch

«O que move a actividade humana, individual e colectiva, é o sentimento. O Homem procede não como pensa, mas como sente» Spencer

«Não desesperes no meio das mais sombrias aflições da tua vida e pensa que até as nuvens mais negras deixam cair uma água branca e límpida» Provérbio persa



«Mede dez vezes, mas corta só uma» Provérbio russo


«Há que distinguir a verdade do advogado da verdade do juiz» António Ferreira Gomes 

«Ninguém pode ser feliz sem pagar o preço da libertação dos próprios medos» Maria Flávia Monsaraz



«Quase tudo é tóxico desde que a dose seja elevada demais» Patrick Holford


«Quanto mais o coração se enche, mais as palavras se esvaziam» Provérbio chinês

  
«Quem bebe a crédito embebeda-se a dobrar» Provérbio turco

«Se todos "empurrarmos", a "bola" mexe» Margarida Pinto Correia

«A esperança mantém vivo o pobre; o medo mata o rico» Provérbio escandinavo


«Uma visão parcial é sempre uma visão falseada» Baptista Bastos

«A cada lágrima responde um sorriso» Provérbio turco

«Sem o pão do espírito (...) não poderá obter-se eficientemente o pão da boca» Editorial ENR 14/11/1968

«A paciência é a maior manifestação do amor» Omraam Mikhael Aivanhov


«Façamos do nosso alimento o nosso medicamento e do nosso medicamento o nosso alimento» Hipócrates

«Tudo o que seja digno de ser lido é digno de ser lido lentamente» Cecília Howard

«O silêncio tem uma voz» Jorge Guimarães

"…Aqui ao leme sou mais do que eu
Sou um Povo que quer o mar que é teu" Fernando Pessoa

«A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro» John Lennon

«Se muitas pequenas pessoas em muitos pequenos lugares fizerem muitas pequenas coisas podem mudar a face do mundo» Provérbio índio

«O conformismo é estagnação» Instituto Pedagógico de Síntesis

«O sábio vê além das aparências» Mica

«O essencial é o começo» Omraam Mikhael Aivanhov


«Deixem ver o Portugal que não deixam ver! Deixem que se veja, que esse é que é Portugal!» Álvaro de Campos

«O nosso carácter e o nosso destino são uma e a mesma coisa» Francisco Marques Rodrigues

«Tudo o que nasce, cedo ou tarde, terá de morrer» Jean Fabre

«A radiodifusão de cada país é a imagem do temperamento e das principais preocupações nacionais» Fernando Curado Ribeiro

«Amar é melhor do que ser amado» Carlos Cardoso Aveline

«Um ser livre é aquele que pode querer aquilo que ele próprio considera correcto» Rudolf Steiner

«Há pessoas que se guiam por objectivos e há outras que se regem por valores» Manuel Tainha

«A melhor estratégia em marketing é a de sermos nós próprios» António Guterres

«Só é vencido quem desiste de lutar» Mário Soares

«Não há nada de grandioso que não tenha dificuldades» Platão

«Todas as coisas, mesmo os contrários, se resolvem na unidade» Jean Fabre

«Come pão, bebe água, viverás sem mágoa» Ditado popular

«O que semearmos, colheremos» S. Paulo

«Nossas palavras são inúteis, a menos que venham do coração» Madre Teresa de Calcutá

«Ninguém nos salva a não ser nós mesmos» Aforismo do Budismo Theravada

«Não existem problemas que não tenham solução» Louise Hay

«Descobrir factos fora de nós é instrução; realizar valores dentro de nós é educação» Huberto Rohden

«Se te alimentas e te lavas deves também nutrir o teu espírito e limpar a tua mente» Luís Pedreros

«Não te prendas à posse; sê tu próprio» Bhagavad Gita

«Nada é completamente novo» Guthrie

«O jornalismo é uma profissão de entusiasmo. Entusiasmo por uma ideia, por uma figura, por uma paisagem» "Rádio & Televisão"

«Que vantagem se obterá com os olhos abertos se o espírito estiver cego?» Provérbio turco

«Há sempre um preço a pagar, qualquer que seja a opção» Jean Shinoda Bolen

«A nova economia é a da ecologia planetária» Dieter Duhm

«A humildade é a grande arma para conquistar o mundo» Lao Tsé

«Todo o progresso pressupõe fazer frente a velhas regras que já não são aplicáveis» Wayne W. Dyer

«O simples pode, afinal, gerar o complexo» Liliana Ferreira

«Quem nasceu primeiro: foi Deus ou foi o mundo?» Victor Hugo Cristo

«Nada realmente valioso se obtém sem esforço» Max Heindel

«A mentira cresce com os desejos» Humberto Álvares da Costa

«A televisão é usada para esquecer os problemas que deveriam ser enfrentados» Robert Kubery

«Os problemas sociais têm causas psíquicas» Humberto Álvares da Costa

«Convençamos a borboleta da infinita excelência da liberdade do céu sobre o acanhado abrigo do casulo!...» Tagore

«Por muito longa que a noite seja, de certeza que o dia há-de chegar» Provérbio africano

«Mais vale sofrer o mal do que cometê-lo» Sócrates

«Come para viver, não vivas para comer» Ditado popular

«Nenhuma opinião poderá estar acima da opinião da nossa própria consciência» Helena Petrovna Blavatsky

«A perfeição, para que o seja verdadeiramente, deve nascer da imperfeição» Helena Petrovna Blavatsky

«A lei deve ter autoridade sobre os homens e não os homens sobre a lei» Provérbio grego

«O grande conquistador não deseja a guerra» Provérbio chinês

«Toda a erva dá a sua flor» Balbina de Jesus Temóteo

«Nós somos o que repetidamente fazemos» Anabela Leandro

"Vox imago hominis est"

«Toda a viagem é um regresso ao ponto de partida» António Ramos Rosa

«Somos naturalmente seres espirituais» Anabela Leandro

«Os homens são do tamanho dos valores que defendem» Ferreira Fernandes

«Não nos falta valor para empreender certas coisas porque são difíceis; elas só são difíceis porque nos falta valor para empreendê-las» Séneca

«Ser amável é ser invencível» Provérbio chinês«

Todos os males, com excepção da morte, são um bem» Provérbio árabe

«A lama pode ocultar um rubi, mas não o mancha» Provérbio chinês

«Esteja onde estiver, esteja plenamente» Eckhart Tolle

«Do espinho surge uma rosa e da rosa surge um novo espinho» Provérbio grego

«A vida só se afirma por meio da acção conjunta» Emory Bogardus

«A nação é o caminho entre o indivíduo e a humanidade» Fernando Pessoa

«O mundo é um moinho: umas vezes mói grãos e outras moi-nos a nós» Provérbio turco

«Tudo vale a pena Se a alma não é pequena» Fernando Pessoa

«Escolham homens pelas suas virtudes e nunca pelas suas ideologias» Humberto Álvares da Costa

«Quanto mais informação houver para processar menos se saberá» Marshall McLuhan

«Na produção se reconhece o artífice» La Fontaine

«O melhor discurso é feito de acções» Carlos Cardoso Aveline

«Entre os maiores governantes é o melhor aquele que consegue primeiro governar a si mesmo» Apolónio de Tiana

«Não se pode ser livre sem os outros nem estar com os outros sem se ser livre» Maria Flávia de Monsaraz

«A virtude é o conhecimento» Sócrates

"Os nossos destinos serão o que foram os nossos actos" Francisco Marques Rodrigues

"Procurar o porquê das coisas que acontecem leva-nos a descobrir as coisas que acontecerão" Stendhal

«Levantar dúvidas é mais importante do que dar a resposta “correcta”» Diana Andringa"

«As viagens são a parte frívola da vida das pessoas sérias e a parte séria da vida das pessoas frívolas» Provérbio russo

«(…) o verdadeiro chefe não nasceu para velar pela sua conveniência, mas pela dos seus súbditos» Platão

«Feliz o pobre sem amargura ou o rico sem orgulho» Jorge Luís Borges

«Os frutos de uma árvores caem em baixo dela» Provérbio indiano

"(...) as coisas belas são difíceis" Platão

"A pior das verdades é melhor do que a mais agradável das mentiras" Edna Macedo

"Nunca poderemos ter a certeza de que a opinião que estamos a tentar abafar é uma opinião errada" Wayne W. Dyer

"As grandes somas são formadas por muitas parcelas pequenas" Alice Bailey

"Seja o que for que possais fazer ou que sonheis poder fazer, não deixeis de o iniciar. A ousadia contém génio, poder e magia" Goethe

"Onde estiver o princípio lá estará o fim" Evangelho de Tomé

"O avarento perde mais do que aquilo que gasta o generoso" Provérbio turco

"Tudo é duplo e tem em si o seu oposto" Maria Manuel Bernabé

"O búfalo amarrado não gosta do búfalo que pasta" Provérbio Malaio

"As formigas unidas podem vencer o leão" Provérbio persa

"O insucesso está escondido em cada êxito e o sucesso em cada fracasso" Eckhart Tolle

"Quanto mais palavras intraduzíveis tiver uma língua, mais carácter demonstra o Povo que a fala" Teixeira de Pascoaes

"Sem silêncio não podem estar presentes o Amor e a Verdade" José Flórido

"O mal de alguns é o mal de todos" Isabel Nunes Governo

"O essencial não é procurar novas terras, é olhar para aquelas onde vivemos com outros olhos" Marcel Proust

"A força da verdade está em que ela dura" Ditado egípcio

"O que procuramos lá fora, está cá dentro" Nitech Trivedi

"O progresso humano conduz gadualmente à paz universal e perpétua" Kant

"A árvore da vida é a sabedoria" Provérbio árabe

"O bom, o verdadeiro e o belo estão a caminho" Alice Bailey

"Tudo o que não se d(iss)er perde-se" Maria Emília Pires

"A sinceridade é moeda de fortes e justos" Revista “Antena” 15/06/1966

"O Outro, afinal, somos Nós" Adalberto Alves

"O povo é o que há de mais nobre no mundo" Provérbio chinês

"O desconhecido é incomensuravelmente mais vasto que o conhecido" Fernando Nene

"Não foi o homem que evoluiu dos macacos (…) os antropóides é que são uma degeneração do homem" Max Heindel

"Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outras coisas em que o teu irmão tropece, ou se escandalize, ou se enfraqueça" S. Paulo

"A radiodifusão de cada país é a imagem do temperamento e das principais preocupações nacionais" Fernando Curado Ribeiro

"Tudo o que vale a pena fazer é o que fazemos pelos outros" Cristina Caras Lindas

"Mais mata a gula do que a espada" Ditado Popular

"Todo o governo, como governo, não tem por finalidade velar pelo bem de mais ninguém, senão do súbdito" Platão

"Sem referências de qualidade não há evolução" Flávia Monsaraz

"Prefiro ser pobre e ser livre do que ser rico e escravo" Sékou Touré

"Uma candeia não ilumina uma floresta, mas pode incendiá-la" Homeopatas Sem Fronteiras - Portugal

"A salvação está aqui e agora" Eckhart Tolle

"O prazer [pode ser] a partilha da utopia" António Manuel Monteiro

"Nada existe na acção que não esteja primeiro no pensamento" W. James

"O génio é sem excepção um talento ou aptidão trazido de uma vida anterior" Fernando Pessoa

"Cada doença contém uma lição" Louise L. Hay

"Um homem não consegue ser livre se não conseguir ver para onde vai" A. J.Liebling

"Entre os homens, há os que fazem de um corvo um rouxinol e os que fazem de um rouxinol um corvo" Provérbio turco

"A esperança mantém vivo o pobre; o medo mata o rico" Provérbio escandinavo

"Uns falam com voz firme daquilo que não possuem a menor noção. Outros falam com voz insegura daquilo que, de facto, estão profundamente convencidos" Vertov

"Um caminho fácil é um não caminho"José Manuel Anacleto

"Oh natureza, a única bíblia verdadeira és tu" Guerra Junqueiro

"Por trás de cada ganho há outro desafio" Madre Teresa de Calcutá

"O que semearmos, colheremos" S. Paulo

"Ser-se português é ser-se tudo" Fernando Pessoa

"A Cultura e a Informação têm de se apoiar numa base metafísica e teológica" José Flórido

"Ou seremos os médicos e enfermeiros da Europa ou não seremos nada" Agostinho da Silva

"Para a nossa avareza, o muito é pouco; para a nossa necessidade, o pouco é muito" Séneca

"Se queres tornar-te rico escreve para os pobres" Ramiro Valadão

"Nós temos, nas nossas mãos, o terrível poder de recusar" Miguel Torga

"O modo como se escreve influencia o modo como se pensa" Umberto Eco

"O jornalismo é uma profissão de entusiasmo" R&T 27/04/1963

"As trevas não podem sobreviver na presença da luz" Eckhart Tolle

"Nenhuma opinião poderá estar acima da opinião da nossa própria consciência" Helena P. Blavatsky

"Guardar é perecer" Kahlil Gibran

"Para sair de um sofrimento tem de se sofrer inteiramente" Miguel Esteves Cardoso

"Não foi o homem que evoluiu dos macacos" Max Heindel

"Nós somos todos filhos desta mãe doente que é a sociedade" António Ramos Rosa

"Quem não vive para servir não serve para viver" Borda D´Água 2009

"A minha pátria é o mundo… e a minha religião é fazer o bem" Thomas Paine

"Os mitos vivem através de nós e em nós" Jean Shinoda Bolen

"É a posição das velas e não a força do vento que determina o rumo a seguir" Ella Wheeler Wilcox

"Não se pode pensar numa intervenção global na sociedade sem se servir do cinema" Daniel Cohn-Bendit

"O sábio fala das ideias; o inteligente, dos factos; o vulgar fala do que come" Provérbio chinês

"O fim é como o princípio" Alice Bailey

"Por muito escura que se apresente a noite, não é mais que o anteceder de um Novo Dia" António Macedo

"Não haveria felicidade se a desgraça não ajudasse" Provérbio russo

"Só sei verdadeiramente o que disse depois de ouvir a resposta ao que disser" Robert Wieder

"O riso é a luz do sol da alma" Wayne W. Dyer

"As palavras ressoam mais longe do que as espingardas" Provérbio Malaio

""Na vida só há uma coisa certa: a morte" Max Heindel

"Liberta-te. Perdoa!" David W. Schell

"Só há Comunicação quando nos ligamos à Ordem Cósmica" Dina Cristo

"Tudo o que ocorre é bom" Apolónio de Tiana

"Sede como a árvore que a cada Inverno fica reduzida ao essencial" Dina Cristo

"Nenhuma conquista é definitiva. Nenhuma etapa é a última" Editorial “Expresso” 30/12/2000

"Vitam impendere Vero"

"Não é a guerra como não é a demagogia que resolverão seja o que for" Álvaro Cunhal

"A beleza equilibra-se entre o real e o irreal" Vergílio Ferreira

"Que vantagem se obterá com os olhos abertos se o espírito estiver cego?" Provérbio turco

"Todo aquele que possui coisas de que não precisa é um ladrão" Gandhi

"O sábio não diz o que sabe e o néscio não sabe o que diz” Provérbio turco

"O homem é superior à mulher, o marido à esposa, porque o Céu é superior à Terra" Tchoang Tseu

"A vida já é demasiado curta para a gastar com a velocidade" Edward Abbey

"O ser humano é aquilo que come" Paracelso

"Na maior parte das vezes, as pessoas pensam uma coisa, dizem uma segunda coisa e fazem uma terceira” Neale D. Walsch

"A vida é muito melhor quando sabemos abrandar" Nicola Barnes

“A Música é, depois do Silêncio, a melhor forma de expressar o inexpressável” Aldous Huxley

"Não há informação sem manipulação" Alain Woodrow

"A chave do desenvolvimento é a combinação entre o conhecimento e a confiança" Viriato Soromenho Marques

"Cada doença contém uma lição" Louise L. Hay

"Com cada uma das nossas acções (...) mudamos a ordem do mundo" Isabel Nunes Governo

"Nada diminui substancialmente, mas tudo, deslizando pelo espaço infinito, muda de aparência" Giordano Bruno

"A vida mede-se em lições aprendidas e em tarefas realizadas, não em anos" Brian Weiss

"Uma imagem falsificada torna real um acontecimento imaginário" Alain Woodrow

"Só conhecendo o sofrimento é que se pode falar de felicidade" Henrique Pinto

"(….) tudo é melhor e maior que nós o pensamos" Álvaro de Campos

"Hic et Nunc"

"Pequenas oportunidades são muitas vezes o começo de grandes empreendimentos" Demóstenes

"É preciso colocar a cultura e a informação ao serviço de um saber de ordem superior", José Flórido

"O Homem verdadeiramente forte é o que sabe lidar (bem) com a sua fraqueza" Ditado chinês

"A verdadeira obra-prima é durar" Matternich

"Vive para hoje, não para amanhã" Provérbio africano

"A condição humana (...) está na livre decisão" Bertalanffy

“Como, sem a dor, haveríamos de conhecer a alegria?” Fernando Nene

"Não há mal de que se não possa sair, nem bem em que se não incorra" Giordano Bruno

"O que sai da boca pouco interessa; mas o que sai do coração puro é de grande valor" Francisco Marques Rodrigues

"O que se leva com ligeireza sobre a consciência sente-se pesadamente sobre as costas" Provérbio escandinavo

"Res, non verba"

"Ser íntimo de alguém é saber partilhar os silêncios" Cláudia Souto

"O progresso é a realização da utopia" Oscar Wilde

"Caridade é dizer em dez palavras o que outros diriam em cem" Constâncio C. Vigil

"Toda a viagem é um regresso ao ponto de partida" António Ramos Rosa

"Sereis mais fortes sem armas" Lao Tsé

“Deixá-lo ser impossível, mas faça-o” Dostoievsky

"São os seres humanos que têm de criar justiça, o que não é fácil visto a verdade ameaçar muitas vezes o poder" Procurador público em J.F.K.

"Este mundo em que vivemos
É um mundo de ilusão;
Só se respeita quem tem
Ouro, riqueza ou brasão"
Cancioneiro popular
«A terra é mãe generosa, que nos deu à luz, nos alimenta e qualquer dia retomará» Giordano Bruno

«Sê como o moinho: torna macio o que recebeste duro» Provérbio Persa

«A pior das verdades é melhor que a mais agradável das mentiras» Edna Macedo

«O cinema, quando empregado conscientemente, deve ser o reflexo fiel de um povo e do meio a que pertence» Cavalcanti

“Devo tomar qualquer coisa ou suicidar-me? Não: vou existir” Álvaro de Campos

“O homem discute, a Natureza actua” Voltaire

"Quem ama vive, quem não ama sobrevive" Flávia Monsaraz

“As mulheres dão a vida, os homens tiram-na” Maria Antónia Fiadeiro

"Quando o poder do amor se sobrepuser ao amor ao poder o mundo conhecerá Paz" Jimi Hendrix

«Os limites só se começam a conhecer quando são ultrapassados” Miguel Esteves Cardoso

"Mais forte que a morte é o amor"José Hermano Saraiva

"Cada um é responsável pela sua pessoa" Herman Hesse

“A Arte é a apreensão e a expressão do Belo” Franco Morais

"O Universo é também Pluriverso" Humberto Álvares da Costa

“O riso constitui a comunicação máxima” Ignacio Ramonet

“Quanta gente ficaria muda se se proibisse dizer bem de si próprio e mal dos outros” Provérbio Turco

"A via para o amor universal e o benefício mútuo é considerar os países dos outros como o nosso próprio país" Mozi

"É mais fácil destruir do que compreender" Félix Rodriguez de la Fuente

"Só quando se é ninguém é que se é, efectivamente, tudo" José Flórido

"A manipulação é apresentar valores justos modificados para fins injustos" Humberto Álvares da Costa

"Um homem não consegue ser livre se não conseguir ver para onde vai" A.J.Liebling

"Aqueles que esquecem a história estão destinados a repeti-la" George Santayana

"É a indiferença que perpetua a crueldade" Pedro Calheiros

"Deste mundo, apenas levamos o que damos" Teresa de Calcutá

"Temer a morte (…) é tomar por sombra a luz mais brilhante" Edison

"As espigas vazias erguem-se para o céu, enquanto as cheias se curvam para a terra" Provérbio escandinavo

"Ser jornalista é amar a verdade" António Marinho

"Os grandes cedem à vergonha, os pequenos ao medo" Provérbio africano

"O verdadeiro custo de qualquer coisa é aquilo de que abdicamos para a obter" Jean Shinoda Bolen

"90% da sua energia provém potencialmente da sua respiração" Márcia Emercy

"Criar é sonhar e sonhar é criar" Ana Isabel Neves

"Não há verdade sem ética" Henrique Pinto

"O único fracasso é não tentar" Carlos Cardoso Aveline.


 

Etiquetas: