quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

(Des)nutrição?

Numa semana em que se assinalou o Dia Mundial contra o cancro, disponibilizamos dezenas de ingredientes presentes em diversos produtos, com uma chamada de atenção para os seus efeitos, num esforço a favor… da vida.


Alpha-isomethyl ionone: desregulador do SNC.
Aluminum Chlorohydrate: bloqueia os poros para impedir a passagem do suor. O alumínio tem sido implicado em processos de degeneração cerebral (como Alzheimer). Nas mulheres, a combinação da depilação e de desodorizantes com alumínio foi já relacionada com cancro da mama. Em homens os sais de alumínio podem estar implicados em cancro da mama. Como este químico é pulverizado vai ser absorvido também por inalação e, neste caso, tem acesso rápido ao cérebro.
Benzyl salicylate: sensitizador dérmico.
BHT: causa defeitos de nascimento. Suspeito de ser carcinogénico. Irritante para olhos e pele.
Butane: pode causar dores de cabeça, dificuldades em respirar, náusea, vómitos, sintomas de bebedeira e, em doses altas, convulsões e coma. Bioacumula-se no leite materno.
Butyl methoxydibenzoylmethane: causa erupções cutâneas. É um foto-alergénio, o que significa que a luz do sol desencadeia a reacção. Sofre fotodecomposição, o que pode levar à formação de compostos tóxicos.
Butylparaben: desregulador hormonal.
Butylphenyl methylpropional: em animais causa deformações em esperma e perturbação no SNC.
C12-15 alkyl benzoate: efeitos por estudar.
Carrageenan: associado com cancro gastrointestinal em animais. É possível que actue como desencadeador de cancro da mamã em humanos.
Cetyl alcohol: causa dermatite.
CI 15510: efeitos por estudar.
CI 16035: associado a tumores linfáticos.
CI 17200: efeitos por estudar.
CI 42053: carcinogénico em animais, irritante para os olhos, pele e aparelho respiratório.
CI 42090: pode causar hiperactividade, erupções cutâneas e é um agente carcinogénico potencial.
CI 47005: corante que pode causar asma, dermatite e sensitização de contacto. Pode conter impurezas que são neurotóxicas e carcinogénicas. Proibido na Austrália, EUA e Noruega.
CI 59040: proibido na UE para quaisquer usos em que possa entrar em contacto com as mucosas dos olhos, boca, nariz, aparelho respiratório e genitais.
CI 60730: efeitos por estudar.
Citronellol: pode causar irritação dérmica severa. Também usado como pesticida.
Cocamidopropyl betaine: detergente irritante para a pele e olhos, pode estar contaminado com diethanolamine que, quando combinado com formaldeído (há ingredientes que o libertam durante armazenamento), produz nitrosaminas que são carcinogénicas.
Coumarin: é absorvido rapidamente por via dérmica ou oral. Vários tipos de coumarin foram já proibidos na UE. Em animais pode causar cancro do pulmão e do fígado. Tóxico para os rins.
Dimethicone: irritante para a pele. É um amaciador sintético à base de silicone que forma um filme à superfície da pele (dá a sensação de pele macia) e impede que ela respire.
Disodium EDTA: irritante para a pele e olhos. Altera a estrutura dérmica e facilita a penetração de outros compostos.
Distearyldimonium chloride: estudos sobre eventual impacto na saúde são inexistentes.
Ethylhexyl methoxycinnamate: aumenta o risco de cancro da pele. Desregulador hormonal.
Ethylparaben: desregulador hormonal.
Etidronic acid: irritante para a pele e aparelho respiratório, muito irritante para os olhos com risco de danos oculares, LD50 para ratos é 1,8 g/kg.
Geraniol: Irritante dérmico. sensitização.
Glyceryl oleate: alergénio dérmico.
Glyceryl stearate: é sensitizador e causa dermatites de contacto.
Hexyl cinnamal: um dos alergénios de contacto mais encontrados em cosmética.
Hydrated sílica: enfraquece o esmalte devido à abrasão. Pode causar inflamação das gengivas.
Hydroxycitronellal: alergénio de contacto. Irritante pulmonar.
Isobutane: pode causar dores de cabeça, dificuldades em respirar, náusea, vómitos, sintomas de bebedeira e, em doses altas, convulsões e coma. Bioacumula-se no leite materno.
Isobutylparaben: desregulador hormonal.
Isopentane: causa dificuldades respiratórias, tem efeito anestésico na pele, pode alterar o ritmo cardíaco, desencadear dores de cabeça e irritar o nariz e garganta. É um dos componentes importantes do vapor de gasolina.
Limonene: insecticida comum. Agente potente de sensitização. Pode causar asma. Produz tumores e defeitos de nascimento em animais.
Linalool: irritante para a pele, olhos e aparelho respiratório. Em animais causa perturbações do SNC e afecta o controle muscular.
Menthol: irritante para pele e olhos.
Methylchloroisothiazolinone: alergénio forte. Persistente na pele. Causa danos neuronais. Mutagénio potencial. Suspeito de ser carcinogénio devido à sua acção corrosiva na pele.
Methylparaben: desregulador hormonal.
Octocrylene: irritante dérmico. Pertence ao grupo do cinnamates, alguns dos quais são desreguladores hormonais. Investigação preliminar aponta para que os cinnamates, em baixas doses, causem morte prematura das células dérmicas.
Oxidized polyethylene: pouco estudado. Considerado tóxico por ingestão.
Palmitic acid: causa dermatites de contacto.
Paraffinum liquidum: pode estar contaminado por PAHs, que têm sido implicados no cancro da mama.
Parfum: perfume é o nome genérico de centenas de compostos diferentes. Muitos são solventes persistentes e bioacumuláveis no leite materno. Podem ser neurotóxicos, desreguladores hormonais, hepatotóxicos ou causar depressão, dores de cabeça ou falta de memória. Alguns são carcinogénicos potenciais. Dos 20 perfumes mais usados, quatro são classificados como resíduos tóxicos pela EPA.
PEG-100 stearate: pode conter impurezas ligadas ao cancro da mama (como o 1,4 dioxane e o ethylene oxide).
PEG-150 Distearate: irritante dérmico.
Phenoxyethanol: extremamente irritante no contacto com os olhos. Muito irritante no contacto com a pele, ingestão ou inalação. Tóxico para rins, fígado e sistema nervoso.
Polyquaternium-7: risco de dermatite de contacto. Liberta formaldeído durante o armazenamento (o que, conjugado com outras substâncias, pode conduzir à síntese de nitrosaminas carcinogénicas). Pode estar contaminado com acrilamida, uma neurotoxina.
Poloxamer 407: surfactante potencialmente contaminado com 1,4-dioxane e ethylene oxide, impurezas ligadas ao cancro da mama.
PPG-15 stearyl ether: alergénio de contacto. Tóxico para organismos aquáticos.
Propane: pode causar dores de cabeça, dificuldades em respirar, náusea, vómitos, sintomas de bebedeira e, em doses altas, convulsões e coma. Bioacumula-se no leite materno.
Propylene glycol: irritante para olhos e pele. Altera a estrutura dérmica, o que permite a outros tóxicos penetrar mais profundamente na pele.
Propylparaben: desregulador hormonal.
PTFE: carcinogénico. Causa defeitos de nascimento e enfraquece o sistema imunitário.
PVM/MA Copolymer: estudos sobre eventual impacto na saúde são inexistentes.
Salicylic acid: irritante, seca a pele e cria foto-sensitização dérmica.
Sodium benzoate: agente alergénico e sensibilizador, pode causar asma, urticária, rinite e choque anafiláctico em exposição dérmica
Sodium fluoride: pode causar fluorose dental, osteoporose, hipersensibilidade, náusea, vómitos e diarreia. Num tubo de pasta de 100 ml há fluor suficiente para matar uma criança pequena.
Sodium hydroxide: irritante dérmico (muito usado em detergentes para limpeza de fornos e canos).
Sodium laureth sulfate: detergente que causa irritação ocular e está potencialmente contaminado com 1,4-dioxane, impureza ligadas ao cancro da mama.
Sodium lauryl sulfate: irritante para as mucosas. Pode causar aftas e eczema de contacto. Carcinogénio potencial.
Sodium saccharin: carcinogénico. Proibido nos EUA.
Stearic acid: alergénio dérmico.
Stearyl alcohol: pode causar alergias ou dermatites de contacto.
Styrene/acrylates copolymer: pode causar depressão, falhas de concentração, astenia, náusea, toxicidade hepática e renal. Carcinogénico humano provável.
Tetrasodium EDTA: irritante dérmico, dermatite de contacto, alergénio de contacto.
Triclosan: causa úlceras, morte prematura dos tecidos gengivais, mata a fauna microbiana patogénica mas também mata a útil, deixando o ecossistema bucal desprotegido, à mercê de oportunistas. O triclosan é químicamente muito semelhante às dioxinas (que são os químicos mais tóxicos que se conhece) e pertence à classe dos clorofenóis, um grupo implicado em cancros em animais.
Triethanolamine: causa dermatite de contacto, pode formar nitrosaminas (que são carcinogénicas) durante o armazenamento/na pele ou no corpo após absorção. A exposição crónica causa danos ao fígado e rins.
Yellow 5 (CI 19140): associado a reacções alérgicas em animais.





Etiquetas:

2 Commentarios:

Anonymous Anónimo disse...

Informo que no Laboratório de Análises Clínicas da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra se podem fazer análises a metais pesados como o ferro, cobre, crómio, magnésio, mercúrio, chumbo e lítio por nove euros (no caso de ADSE).

terça-feira, 22 abril, 2008  
Anonymous Anónimo disse...

É verdade.
Convido-vos a dar uma olhadela pela composição dos chamados produtos naturais.
Vejam bem se existe algum deles que não tenha, pelo menos, dois ou três destes componentes.
É assim que muitos dos produtos de cosmética (ando à procura da excepção) na prática, acabam por provocar exactamente o contrário daquilo que publicitam.

Obrigado.

Olívia,

sábado, 25 outubro, 2008  

Enviar um comentário

<< Página Inicial