quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Prémio IS 2010


O "Aqui & Agora" promove pela segunda vez o Prémio Informação Solidária (IS) em Portugal. Estão nomeados sete candidatos, nos quais pode votar até ao final do ano.

Texto Dina Cristo fotografia e pintura Cristina Lourenço

A criação do prémio, este ano a pintura da autoria da artista Cristina Lourenço, é uma iniciativa simbólica que visa reconhecer, valorizar e incentivar a produção de IS em Portugal. Durante três meses, até ao dia 29 de Dezembro, pode votar num dos sete nomeados: a revista “Biosofia” e “Cais” e o jornal “Quercus ambiente”, em imprensa; o websiteVislumbres da outra margem”, na internet; os programas “Mais cedo ou mais tarde” (TSF) e “Viva a música” (Antena 1), em rádio, e “Sociedade civil” (RTP 2), em televisão.
A Informação Solidária é uma tendência informativa, que une, concilia e transcende os opostos desenvolvidos nos séculos XIX, romantismo, e XX, informação industrial. Prescinde do pior de ambos e recupera o seu melhor, inovando. Um casamento perfeito entre os extremos, subjectividade e objectividade, expressivo e apelativo, altruísmo e egoísmo, deveres e direitos, optimismo e pessimismo, parcialidade e imparcialidade, autor e leitor, política e economia, Estado e mercado, opinião e informação, razão e emoção, substância e forma, profundidade e superficialidade, estética e cosmética, informação e entretenimento.
Filha do pai romântico e da mãe industrial ela é a síntese dos contrários, qualidade e quantidade, contexto e fragmento, assinatura e banca, paixão e indiferença, dependência e independência, elite e massa, isolamento e competição, heterogeneidade e homogeneidade, futuro e passado, ideal e material, soluções e problemas, importância e interesse, quente e frio, central e piramidal, bem e produto, onda e partícula, actividade e passividade, liberdade e ordem, análise e reportagem.
Informação íntegra(l)
A IS, assim designada por Carlos Cardoso Aveline, cujo livro será entretanto disponibilizado em linha, é uma corrente baseada na ecologia profunda e economia solidária (espiritual, segundo Alfredo Sfeir-Younis), que une os extremos, perseguindo o caminho do meio, da suficiência, da dose q.b., como o mais adequado à comunicação social, tornando-a moderada e equilibrada.
As actuais circunstâncias de crise são uma oportunidade de abrir espaço à informação social, alternativa, informal, cooperativa, grupal, interdependente, comunicativa, em espiral, holística, harmoniosa, búdica, quântica, homeopática, micro, ética, criativa, sensível, slow, humana, realista, focada no presente, no Emerec (Emissor-Receptor, como antevisto por Jean Cloutier) usando os Hemisférios Esquerdo e o Direito.
Nas actuais condições (de crescimento digital) e vontades (de participação), os “media” digitais tendem a desenvolver-se experimentando novas formas de pesquisa, elaboração e publicação. Mas para além do desenvolvimento tecnológico ressurge uma necessidade básica, a de voltar ao essencial: saber que fontes contactar, que perguntas fazer, o que seleccionar, ou seja, o que noticiar, como se afirmava nas IV Jornadas Internacionais de Jornalismo, realizadas na Universidade Fernando Pessoal, no Porto.
Consciente e responsável, prudente e coerente, adulta e madura, digna e nobre, saudável e benfazeja, verdadeira e significativa, doméstica e auto-sustentável, de confiança e de boa vontade, inconveniente e corajosa, ecológica e de longo-prazo, fazendo menos e melhor, de forma mais simples, a IS é uma informação dourada, para a qual se multiplicam (renovadas) fontes e agências, voluntários e critérios, meios e público. Embora presente vai além dos vários tipos de jornalismo em expansão, como o positivo ou colaborativo, quando se coloca ao serviço da Liberdade, da Igualdade e da Fraternidade, da Vida, da Paz e do Amor.

Etiquetas: , , ,

1 Commentarios:

Blogger Aqui & Agora disse...

O Prémio foi atribuído ao website “Vislumbres da Outra Margem”, que obteve 57% dos votos. Em segundo lugar, com 19%, ficou o programa de televisão “Sociedade civil”.

quinta-feira, 30 dezembro, 2010  

Enviar um comentário

<< Página Inicial