quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Academia debate informação verde


Foram cerca de três horas de debate sobre esta informação verde, que aponta soluções, tem consciência da interdependência e viabiliza o desenvolvimento humano.

Texto Ricardina Baptista

Informação Solidária (IS) foi o tema da palestra que decorreu, no dia 11 de Junho, no auditório da Escola Superior de Educação de Coimbra. No evento, organizado pela docente Dina Cristo, estiveram presentes Carlos Cardoso, autor do livro “Informação solidária”, que esteve em directo do Brasil através de videoconferência; Gabriela Oliveira, jornalista freelancer, e Henrique Pinto, director da Associação “Cais”.
O conceito de informação solidária aparece no último quartel do Século XX como resposta à globalização e uniformização. Pretende realizar uma informação mais responsável, útil, sustentável e criativa, respeitando a ética e com resultados a longo prazo. Segundo Carlos Cardoso trata-se de uma informação feita com o coração, estabelecendo um compromisso ético pela vida.
O papel do jornalista torna-se, pois, fundamental na construção de um mundo melhor. No entanto, a IS defende que todos nós devemos ser activos e participar na sociedade. É preciso ouvir a consciência, uma vez que a possibilidade de mudança está em cada um de nós. Este tipo de informação é uma forma de fazer jornalismo onde existe uma vontade de eliminar o sofrimento dos outros. Por isso, a IS pretende colocar o dinheiro ao serviço da vida comunitária.

Etiquetas: ,